top of page

O Ciclo Rápido do Conteúdo Audiovisual no YouTube

  • Foto do escritor: calango xucro
    calango xucro
  • 9 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de out. de 2024

Com o aumento da oferta de conteúdo digital nos mais diversos formatos, as produções audiovisuais online podem se tornar obsoletas rapidamente. O ecossistema da internet permite a disseminação veloz de ideias, mas também impõe uma "data de validade" para muitos desses conteúdos.


No caso do YouTube, alguns canais enfrentam esse fenômeno, principalmente aqueles que tratam de questões muito efêmeras. Ao priorizar objetivos localizados em um presente imediato, abdica-se de todo o potencial que a relação imagem-tempo-memória pode oferecer. Certas peças audiovisuais correm o risco de se tornarem irrelevantes à medida que o tempo passa, pois seu valor como algo significativo, que merece permanecer na memória do usuário, não se alinha a uma linha discursiva mais ampla no tempo. Em vez disso, se limita a um fato isolado que logo será substituído por outro acontecimento mais impactante nas memórias das pessoas.



o ciclo rápido do conteúdo audiovisual


Alguns vídeos já nascem com prazo de validade. Eles podem gerar debates intensos e polêmicas no momento de sua publicação, mas rapidamente se tornam obsoletos conforme o ciclo de discussões avança. É intrigante constatar o quanto certos assuntos envelhecem mal.


Muitas produções, especialmente da cultura de massa, são altamente contextuais e dependem de um momento político, social ou cultural específico. Este "selo de obsolescência" refere-se a conteúdos cuja relevância ou impacto é fortemente limitado a um período específico, e cuja ressonância diminui com o passar do tempo. No YouTube, muitos canais investem em tópicos que se prendem ao presente e, com isso, seus vídeos perdem valor rapidamente à medida que o contexto muda.


Essa tendência é alimentada pela urgência na produção de conteúdo voltado para o engajamento imediato nas redes sociais. No Brasil, o subdesenvolvimento leva muitos criadores de conteúdo a seguirem tendências, um comportamento potencializado pela necessidade de fazer dinheiro rápido em um cenário de incerteza econômica. O ciclo rápido do conteúdo audiovisual parece representar um desafio para os criadores.


Isso é particularmente visível em canais que abordam questões polêmicas, escandalosas, sensacionalistas e até bizarras. Suas abordagens, muitas vezes reativas, dependem das circunstâncias do momento. Esses eventos incluem a exposição da privacidade de celebridades e pessoas publicamente famosas, assédio jurídico entre canais, as famigeradas "fake news", entre outros fenômenos que poderiam render horas de debate.


Assim como no cinema, onde distinguimos obras que resistem ao tempo daquelas que ficam presas ao contexto de sua criação, o YouTube também apresenta essa divisão. Existem vídeos que sobrevivem ao teste do tempo, enquanto outros se tornam rapidamente obsoletos. Essa dinâmica não é nova; aconteceu em todas as formas de arte e cultura ao longo da história, mas sua aceleração nas plataformas digitais adiciona uma nova camada de complexidade à produção de conteúdo.


Podemos entender melhor essa questão ao analisarmos a longevidade de um canal no YouTube. Canais que dependem de assuntos que rapidamente perdem relevância tendem a sofrer quedas bruscas nas visualizações. Essa volatilidade pode ser um risco para quem busca monetizar seus conteúdos, pois o foco em tendências de curto prazo aumenta a chance de perder relevância no médio e longo prazo.


Economicamente, a monetização desses casos depende da constante atualização e criação de material que logo se torna datado – o desenvolvedor de conteúdos corre em círculos e sempre pára no mesmo lugar. Em meio à pressa de criar conteúdo rápido e engajante, é essencial que os criadores pensem em estratégias para produzir vídeos que não se tornem irrelevantes com o passar dos meses ou anos.


Em um mundo saturado de conteúdos imediatos e reativos, vale a pena refletir sobre a criação de vídeos que possam transcender o tempo. Qualidade, pesquisa e profundidade só se alcançam com uma leitura e julgamento de mundo ancorados em argumentos consistentes, verificáveis, consensuais em seu campo de conhecimento, aspectos que podem ser as chaves para criar um conteúdo que não apenas seja consumido rapidamente, mas que também sobreviva e continue sendo relevante.


Este texto trata da efemeridade dos conteúdos digitais, destacando a capacidade que um video no YouTube tem de impactar o presente e construir algo que possa transcender o tempo, gerando valor e relevância duradoura, que transcendam o imediatismo e permaneçam relevantes com o passar do tempo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Ativando a notificação por email 👉🏻

Email enviado!

  • Instagram

© 2035 por A Manhã Global. Criado e protegido por Wix

bottom of page